quarta-feira, 6 de julho de 2011

Nuvem – A grande revolução

Cloud Computing


A “nuvem” é um espaço onde se processa dados sem a necessidade de um hardware especifico, ela vai mudar a economia e o cotidiano, principalmente das empresas, permitindo assim que qualquer equipamento conecte-se a internet. Embora computação em nuvem ainda emergente, não é uma idéia tão nova assim e é chamada de nuvem, pois, as aplicações são rodadas através de servidores web.
Bom a grande verdade é que a internet está presente na vida de milhões de pessoas, e muito mais da metade não seria capaz de defini-la, a resposta mais rápida e simples que pode defini-la seria: A internet é uma rede mundial de milhões de computadores, assim falta apenas definir rede, e quando fazemos isso conseguimos entender como ela funciona, então redes são estruturas físicas e lógicas que permitem que dois ou mais computadores compartilhem informações entre si. Atualmente encontra-se quase 2 bilhões de dispositivos interligados na internet, entre eles computadores, celulares, geladeiras e televisores e estima-se que em 10 anos sejam mais de 7 trilhões, entre eles além dos citados aviões, carros, torradeiras, aspiradores de pó, torneiras, interruptores de luz, e as lâmpadas entre outros. Isso tudo se dará, graças ao barateamento de cobertura wireless de cada metro quadrado do planeta que tornará a internet acessível a todos sem a necessidade de cabo. Aí entra a nuvem, essa enorme quantidade de dispositivos necessitará de aplicativos que deverão rodar em servidores da web, ou seja, nas nuvens.
A computação nas nuvens ou “cloud computing” (em inglês) certamente veio para ficar, ela armazena seus arquivos e roda seus programas sem você sequer estar com seu pc ligado. Isso significa que uma porção crescente das informações digitais produzidas por pessoas e empresas está sendo processada e guardada em descomunais centros de computação espalhados pelo mundo, mas conectados entre si. Disse Ray Ozzie, substituto de Bill Gates no desenvolvimento de softwares da Microsoft: "A era da nuvem já começou. Terá um impacto revolucionário na maneira como as pessoas lidam com a tecnologia e vai determinar a história da computação nos próximos cinquenta anos".
Se você possui e-mail, se armazena fotos no Flicks, Picasa, ou se salva texto no google docs entre outras tarefas, você já está nas nuvens e a grande vantagem é o fato de ter acesso as seus arquivos (sejam eles e-mail, fotos, textos, musicas, ou qualquer outro tipo) de qualquer lugar do mundo que você tenha aceso a uma rede internet, uma outra vantagens é a não necessidade de um computador tão robusto, afinal as aplicações utilizarão o processamento dos servidores web. O slogan criado pelo cientista americano John Gage para a Sun Microsystems, em 1984, enfim tem um sentido palpável: "A rede é o computador".
Os data centers são à base da computação nas nuvens. Data Centers são milhares de servidores, que por sua vez são máquinas mais potentes que os computadores normalmente utilizados por usuários finais.
A tecnologia responsável pelo crescimento da computação em nuvem é a virtualização, que será um tópico abordado exclusivamente na próxima semana. Ela permite gerenciar o poder dos Datas Centers, criando “máquinas fantasmas” que acionam o processamento quando necessário, assim que termina a operação a virtualização desaparece liberando os servidores para outra tarefa e ai é que está a grande jogada, essa elasticidade diminuirá os gastos principalmente das empresas que não precisará mais gastar tanto dinheiro comprando máquinas que com pouco tempo de uso tornam-se ultrapassadas e deixam de atender suas necessidades.
A nuvem trará eficiência e racionalidade, a tendência e que todas as coisas estejam na rede, ou pelo menos uma grande parte delas, mais como toda revolução tecnológica a nuvem também causa temores, uma vez que diminuirá a segurança e a privacidade afinal seus dados estarão em servidores localizados às vezes em outros países, e com isso, os bandidos precisam apenas se apossar de uma senha e não mais um computador como antigamente. Mas apesar disso será ou já começa a ser uma das maiores revoluções que já aconteceu, afinal permitirá que se faça varias coisas em um curto espaço de tempo e com pouca mobilidade, espero apenas que os prestadores do serviço consigam atender a demanda e consiga passar a devida segurança.

Os principais Risco da Computação nas nuvens são:

- menos proteção e privacidade aos olhos da lei
Esse é um grande problema, devido as leis que vigoram em cada país, por exemplo nos EUA com uma citação apenas eles conseguem acesso a todos os seus arquivos e você nem precisa saber para que isso aconteça, já aqui no Brasil isso seria invasão de privacidade.
- Sistema de Segura
Esse é um outro problema, afinal um sistema de segurança falho ou frágil permitira que um cracker invada e utilize seus dados sem seu consentimento, ou seja, é muito mais difícil que você descubra tal falha, e se descobrir com procederá, ficará nas mãos das empresas que prestam o serviço.
- Travamento e Controle de terceiros
Bom o que acontece é o seguinte, se o servidor travar, ou cair, você ficará sem seus dados até que o prestador de serviço resolva o problema e o fato de terceiro gerenciar seus dados é que você ficará nas mãos do prestador de serviço como eu disse antes, se eles resolverem sumir com seus dados e ai, o que você fará? Uma outra coisa é, os dados que você colocará nesses servidores são importantes para você? Então não faça isso, afinal, os administradores dos servidores terão acesso livre a seus dados.

Um abraço, espero que gostem e comentem.

0 comentários:

Postar um comentário

Banner 120x60 HumorCeego