segunda-feira, 16 de maio de 2011

A Segurança na WEB

A Segurança na WEB

Hoje o post é bem interessante, e trata-se de um assunto muitíssimo importante e que eu particularmente adoro que é a segurança.
Todo mundo gosta de privacidade, hoje em dia quase todos possuem um Orkut, um Facebook, um Twitter, um MSN, e-mails, cadastros em vários sites, bom, todos os seus dados estão na rede, é tem uma frase hacker que é uma grande verdade e que diz: Nada nem ninguém estão seguro na internet.
Diante disso gostaria de mencionar um outro fato que também é verdade, todos os antivírus são falhos, não existe essa de perfeição, afinal só se sai uma atualização de antivírus depois que uma máquina é infectada, até onde eu sei ninguém tem bola de cristal, ou então, os próprios desenvolvedores de antivírus produzem as pragas – o que eu não duvido que aconteça. Sendo assim o que nos resta é saber o que fazemos na rede é aprender a identificar um vírus. O grande problema é que a maioria dos usuários não sabem nem mesmo o que é um arquivo .exe, o que eu chamo de analfabeto digital, com isso os hackers aproveitam-se para invadir seus computadores, um outro fator é que o usuário olha, acha bonitinho e clica, mais isso não vem ao caso, minha intenção não é ensinar como se proteger, não nesse post e sim falar sobre os quem realiza os ataques em sua rede, ou seja, os hackers e os crackers, o que são, quem são, o que procuram e quem procuram.
Vamos lá então, hacker são programadores que modificam e criam hardware e software, criando ou alterando o que já está pronto, ele usa seu conhecimento de forma legal e não é criminoso, porém, esse nome tomou um sentido diferente do real. Hoje todo ataque cibernético é atribuído a hacker, quando na verdade quem realiza esses ataques chamam-se cracker, que são indivíduos maliciosos, que podem ser chamados também de ciberpiratas, que agem com o intuito de violar os sistemas cibernéticos.
Hackers são indivíduos que vivem em busca do conhecimento, da exploração de sistemas operacionais realizando testes, em busca de falhas de softwares, uma vez dentro do sistema não causam danos algum, enquanto os crackers utilizam essas falhas para invadir, e danificar e roubar seus dados, assim sendo tomem muito cuidado com o que você digita na Internet, pois, a chance de seus dados estarem sendo interceptados é muito grande, mantenham seus softwares de defesa atualizados, utilizem sempre um antivírus, um antispyware, um firewall que é muitíssimo importante na defesa do sistema, mais saibam que o mais importante como eu disse é tomar cuidado nas suas ações, uma educação cibernética é muito importante, identificar ações maliciosas é um pouco difícil mais é possível, leia, e fiquem espertos, pois os crackers estão em todos os lugares.
Em breve estarei postando aqui sobre cada um deles, sobre suas formas de ataques utilizadas é estarei dando dicas de como fazer para defender seus computadores e seus dados.

0 comentários:

Postar um comentário

Banner 120x60 HumorCeego