sábado, 23 de abril de 2011

Funcionamento da Memória

         A velocidade de funcionamento da memória é medida em Hz ou MHz. A memória do computador pode ser dividida em duas categorias:
· Principal: de acesso mais rápido, mas de capacidade mais restrita. Armazena informações temporariamente durante um processamento realizado pela UCP.
· Secundária: de acesso mais lento, mas de capacidade bem maior. Armazena grande conjunto de dados que a memória principal não suporta.

SISTEMA BINÁRIO

Os computadores trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso, apagado), ou seja, só reconhecem 1 ou 0. Um digito binário é chamado de bit. 8 bits formam um byte.
Com o bit um pouco explicado, as memórias são divididas em conjuntos ordenados de bit, denominado célula, E nelas são armazenadas as informações.
Cada célula se associa a um número que será seu endereço, por isso é possível buscar exatamente o que se quer, a qualquer momento (acesso aleatório), sendo assim a célula é definida como menor parte de memória endereçável.
Se a memória tem n células o sistema de endereçamento numera as células seqüencialmente a partir de zero até n-1, esses endereços são fixos e representados por números binários.

         TAMANHO DA MEMÓRIA

Quanto maior a memória, mais ela pode armazenar.  A capacidade de uma memória é medida em Bytes, kilobytes (1 KB = 1024 ou 210 Bytes), megabytes (1 MB = 1024 KB ou 220 Bytes) ou gigabytes (1 GB = 1024 MB ou 230 Bytes).

FUNCIONAMENTO


Tanto a memória principal como a secundária permite duas operações: escrita e leitura.
Onde leitura e a recuperação da informação armazenada e a escrita é a gravação (ou armazenamento) da informação na memória
No caso da memória principal, essa operação e realizada pela UCP, e efetuada pela célula, não é possível trabalhar com parte dela.
A leitura consiste em copiar a informação de uma celular MP para UCP, através de um comando desta.
Toda vez que a escrita grava um conteúdo em uma célula da MP o conteúdo anterior e sobre escrito.

OPERAÇÒES DE I/O



A ligação entre MP e UCP é realizada através de dois registradores: o REM e o RDM e suas respectivas vias. É feito apenas um acesso por vez.
Operação de escrita
A UCP envia para o REM o endereço da memória onde a palavra será gravada, e para o RDM a informação (palavra) da posição a ser gravada.
A UCP comanda uma gravação (sinal write).
A palavra armazenada no RDM é, então, transferida para a posição de memória, cujo endereço está no REM.
Operação de leitura
A UCP armazena no REM o endereço da posição, onde a informação a ser lida está localizada.
A UCP comanda uma leitura (sinal de controle para memória - READ).
O conteúdo (palavra) da posição identificada pelo endereço contido no REM é, então, transferido para o RDM; deste, é enviado para a UCP, pela barra de dados.



Tipos de memórias

Memória SIMM
SIMM vem de Single In-Line Memory Module era utilizado em tipos de módulos de computadores usados até meados da década de 90. Os primeiros modelos carregavam instruções com no máximo 8 bits. Possuíam 30 pinos conectores. Depois surgiram outros com 72 pinos e que carregavam 32 bits de informação. Conectores  redundantes em ambos os lados. Os módulos de 30 vias era preciso combinar até 4 pentes de memória para funcionar, já os de 72 eram utilizados aos pares a partir do Pentium pois todos os processadores acessam a memória usando palavras binárias de 64 bits


Memória DIMM
Entraram no mercado para substituir a memória SIMM, principalmente com a ascensão do Pentium no mercado de computadores. A diferença é que ambos os lados dos conectores são independentes diferente da geração anterior, o que proporcionava uma largura de banda de 64 bits.


Memória RIMM
Confesso que eu não a conhecia, passei a conhecer nas minhas pesquisa para postar aqui.

RIMM é o nome patenteado para Direct Rambus memory module, segundo descrições, eram muito parecidas com a DIMM, só que com transferências a 16 bits, mais para que fosse obtida uma maior velocidade era preciso requerer uma lâmina de alumínio para refrigerar o equipamento.


Memória DDR

A memória de acesso aleatório dinâmico síncrona de dupla taxa de transferência atinge o dobro da taxa de transferência das antecessoras, pois podem transferir 64 bits de dados por vez, chega a 1600 MB/s graças a tecnologia de transmissão dupla(valor normal seria 800). Memória bem aceita na indústria de computadores, mais devido a evolução dos processadores obteve algumas evoluções.

DDR2

Atualmente, o principal padrão de memória, com uma série de transformações nas especificações que visam o aumento da velocidade (incluindo o clock), diminuir o consumo de energia, diminuir o aquecimento, diminuir a interferência por ruídos, e aumentar a densidade (mais memória por pente ou chip).


DDR3

         Ainda nova no mercado, está entrando em uso com os processadores i7 e algumas placas especificas, foi desenvolvida com o mesmo propósito das anteriores, aumentar velocidade, diminuir consumo e outras coisas mais. Tem uma transferência duas vezes maior que a DDR2.

Veja a tabela com as principais formatos de memória.




0 comentários:

Postar um comentário

Banner 120x60 HumorCeego