quarta-feira, 27 de abril de 2011

Processadores Arm - Microsoft entrando no mercado

Processadores Arm - Microsoft entrando no mercado

A notícia de que a Microsoft estava fazendo uma versão de seu sistema operacional para a linha de processadores ARM agitou o mercado de componentes eletrônicos nas últimas semanas. Por isso resolvi postar sobre o assunto.
A Microsoft apresentou na ultima semana o seu sistema para processadores ARM na maior feira de tecnologia realizada em Lãs Vegas a Consumer Electronics Show. Na apresentação de Steve Ballmer, CEO da Microsoft, suas palavras deixaram claras as intenções da empresa: “Seja qual for o processador que você utilizar, agora ou no futuro, o Windows estará lá”.
É complicado, uma enorme ambição. A Apple domina o mercado de tablets com seu Iped, a Microsoft está anos luz atrás, porém, é a Microsoft, gigante em sistema operacionais, gigante em tecnologia, não se pode subestimar.
Mais o que é esse tal processador ARM? E porque as gigantes estão tão interessadas nessa plataforma?
O processador ARM começou a ser desenvolvido pelo time da Acorn Business Computer em 1983, com o intuito de construir um processador que pudesse gerenciar dados gráficos com alta velocidade enquanto realizava outras tarefas por sua própria linha de computadores.  Baseados no projeto RISC (“reduced instructions set computing” ou “computação com conjunto de instruções reduzidas”) da universidade de Berkley os engenheiros da Acorn começaram seu trabalho.
Em 1985 a Acorn se junta com a VLSI Technology e e apresenta o primeiro projeto que apenas ficou em fase de teste que foi chamado de ARM ou ARM 1. Um ano após a versão ARM 2 foi disponibilizada ao mercado. Com o passar dos anos a Acorn realizou grandes parcerias e uma delas foi com a APPLE e então desenvolveram o ARM6 que foi utilizado no primeiro PDA da APPLE.
A Acorn agora era dona de um processador que possuía uma arquitetura simples, baixo consumo e de grande aceitação por parte dos desenvolvedores com isso a Acorn licenciou seu produto para vários outros fabricantes o que a coloca no mercado como a principal fabricante de processadores para aplicativos de circuito integrado. Acredito que agora esteja claro qual a importância deste processador para esses aplicativos. A grande “jogada” da ARM é cobrar uma taxa de permissão de uso inicial e depois uma taxa que fica na casa dos centavos para cada circuito integrado produzido. Com isso os custos para os fabricantes ficam reduzidos, pois, não precisam manter uma equipe de desenvolvimento para atualização da plataforma, e começam a oferecer aos desenvolvedores, compatibilidade e portabilidade de código de programação. E aí está algo que todas as empresas desenvolvedoras dão muito valor hoje. Já pensou se por acaso você faz um projeto, gera despesas com a equipe, investe em ferramentas de desenvolvimento, produz um código ou um programa para a plataforma e depois o processador “A”, passa a ter um custo mais alto que o novo processador “B” que possui uma tecnologia mais nova e com muito mais recursos? Isso obrigaria você a ter todo o trabalho e todo o custo de pesquisa e desenvolvimento novamente para poder migrar.
O ARM possui um padrão que garante que a portabilidade não seja uma pedra no sapato em caso de troca de fabricante, assim, garante que você continuará com suas ferramentas e programas desenvolvidos sem nenhum problema.
Por esses e outros fatores os processadores ARM dominam o mercado, com mais de 80% de celulares utilizados sendo aderentes a estes processadores, desenvolvedores também utilizaram essa plataforma para produzir netbooks que concorreram diretamente com o Atom da Intel.
Por este motivo a Microsoft que não é boba nem nada e que já deu como certa até 2013 a mudança de pelo menos 10% do mercado de PCs para dispositivos como o Tablets, que são portáteis, leves, de baixo consumo e que possuem uma grande conectividade. E por isso justifica-se então o desenvolvimento do Windows para a plataforma de processadores ARM, principal processador utilizado nesse mercado.
Steven Sinofsky, presidente do Windows e Windows Live Division da Microsoft, disse que“com o anúncio de hoje, estamos mostrando a flexibilidade e resiliência do Windows através do poder do software e um compromisso com a engenharia de classe mundial. Nós continuamos a evoluir o Windows para oferecer funcionalidade à demanda de clientes em uma ampla variedade de plataformas de hardware e formatos”.  Acredito que com essa frase o Windows mostra que não está tão atrás assim e mais acredito que a marca Windows já a coloca lado a lado com as concorrentes, porém só o que temos a fazer e esperar esse tal Windows para plataforma ARM que é um mistério, mais promete.

1 comentários:

Tamires Brito disse...

Muito bom o post, parabéns!!

Postar um comentário

Banner 120x60 HumorCeego