segunda-feira, 18 de abril de 2011

Memórias

 MEMÓRIAS ROM e RAM

Começarei agora uma série de matérias no qual falarei dos hardwares que possuem em um microcomputador. Escolhi a memória para iniciar, espero que gostem.
Nesta matéria você irá conhecer as memórias RAM e ROM, na próxima postagem conhecerá um pouco sobre o funcionamento deste que é um componente tão vital para um computador
Como disse há duas categorias de memórias:  ROM (Read-Only Memory), que permite apenas a leitura dos dados e não perde informação na ausência de energia; e RAM (Random-Access Memory), que permite ao processador tanto a leitura quanto a gravação de dados e perde informação quando não há alimentação elétrica.

                                                    MEMÓRIA ROM

Read Only Memory (memória somente leitura) ele não pode ser escrito, mas pode ser lido cada posição os tempos necessários é a memória interna da máquina, o processador lê para descobrir o quê, quando e como uma multiplicidade de tarefas diferentes, como por exemplo: ler as instruções de vários binários que são necessários cada vez que você digitar um caractere teclado, ou sempre que você tem que apresentar alguma coisa na tela.


MEMÓRIA PROM
Programmable Read Only Memory (memória programável), é um tipo de ROM que pode ser programado utilizando um processo especial. É um dispositivo de armazenamento somente de leitura, podem ser re-programado com equipamento especifico. A PROM geralmente é um circuito integrado.

Principais características da ROM e PROM: 

Somente permitir a leitura.
São de acesso aleatório
São permanentes
Não-volátil: as informações não podem ser apagadas
Ter uma largura de palavra de 8 bits

MEMÓRIA EPROM
(Erasable Programmable Read-Only Memory) Tem como principal característica o fato de permitir a regravação de dados, porem, uma peculiaridade e que você só pode gravar em um único processo, isso quer dizer que não se pode gravar hoje e amanhã adicionar outra coisa. E ainda tem outra, só é possível apagar a EPROM usando um componente que emita luz ultravioleta na abertura onde fica o núcleo da memória.

MEMÓRIA EEPROM 
(Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory) São as EEPROM (EPROM apagável eletricamente), ao contrario da EPROM ela é apagável eletricamente, não sendo, necessário assim utilizar luz ultravioleta, nem é preciso remover o dispositivo para que a regravação ocorra.

MEMÓRIA EAROM
(Electrically-Alterable Programmable Read-Only Memory): as memórias EAROM podem ser vistas como um tipo de EEPROM. Sua principal característica é que os dados podem ser gravados e alterados aos poucos, por isso esse tipo de memória é utilizado quando e necessário regrava apenas parcialmente sua escrita.

        MEMÓRIA FLASH
       Permite armazenar dado por logos períodos, se precisar de alimentação elétrica a memória Flash é tecnologia dominante em cartões de memória, pendrives, HDs de estado sólido (SSDs), memória de armazenamento em câmeras, celulares e palmtops e assim por diante.

     MEMÓRIA RAM

          
Random-Access Memory - Memória de Acesso Aleatório), uma dos componentes mais importantes do computador é onde o processador armazenas os dados que estão sendo utilizados. Tem um processo de gravação extremamente rápido, porém, perde as informações assim que deixa de receber energia elétrica, ou seja, assim que o computador é desligado. Por isto também chamada de memória volátil.
Há dois tipos de tecnologia de memória RAM que são muitos utilizados: estático e dinâmico, ou seja, SDRAM e DRAM, há também um outro tipo bastante utilizado recentemente que é a MRAM.

                                                         SRAM
(Static Random-Access Memory – Memória Estática de Acesso Aleatório): Um tipo de memória bem mais rápido que a memória DRAM, porem, armazena menos dados e tem um custo bem elevado, costuma ser utilizada como memória cache.

                                                                     MRAM
(Magnetoresistive Random-Access Memory - RAM Magneto-resistiva) Uma memória não-volátil, considerada a chave para criação dos próximos dispositivos móveis de alto desempenho. É um tipo de memória parecida com a DRAM, porém, que utiliza células magnéticas, por isso, conseguem consumir menos energia, são mais rápidas e armazenam dados por um longo período, mesmo que não haja energia elétrica. O grande contra desta memória e que armazena uma pequena quantidade de memória e são muito caras.

                                                         DRAM
(Dynamic Random-Access Memory – Memória dinâmica de acesso aleatório) memória de acesso aleatório que armazena bit de dados em um capacitor. Essa é a memória principal dos computadores pessoais. São de alta capacidade, ou seja, armazenam grande quantidade de informações, o acesso a essas informações são um pouco mais lento do que em memórias estáticas e também possuem um preço menor comparada as memórias estáticas

0 comentários:

Postar um comentário

Banner 120x60 HumorCeego