sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mercado de TI

Bom, como disse na aba sobre mim, sou técnico de Informática e faço faculdade de Sistema de Informação, gosto muito do que faço, hoje trabalho com suporte e ainda tenho duvidas se seguirei este caminho, pois, no momento estou começando a gostar muito de programação e outras coisas mais, porem isso não é muito interessante neste post, o que interessa mesmo é o por que eu escolhi a área, o que me atraiu e o que tem feito que as pessoas escolham ou não o caminho da tecnologia.
O que acontece é o seguinte, as empresas atribuem a falta de interesse dos jovens na área tecnológica ao fato da vivência e a falsa sensação de conhecimento, graças ao que eu chamo de era da revolução tecnológica, por que? Nunca antes se falou tanto em tecnologia, nunca se viveu tanto tecnologia, podemos dizer que praticamente tudo depende da tecnologia, não da para imaginar o mundo hoje sem TI. O problema é que o mercado é dinâmico muda muito. A falta de profissionais se dá por não haver um investimento desde a infância na educação, assim os jovens crescem pensando que sabe, quando na verdade não fazem idéia do que se passa por trás de uma aplicação como ipad, como o funcionamento de um computador, a exibição de uma página da web e também a falsa impressão de que quem faz uma faculdade de TI já deve possuir algum conhecimento na área o que nem sempre acontece.
O mercado de TI possui muitas vagas, o que falta são profissionais qualificados e a tendência e aumentar ainda mais essa falta, nos próximos anos teremos a Copa do Mundo de 2014, a Olimpíadas de 2016, sem falar nos investimentos na área do pré-sal que vem crescendo muito, estima-se que gere quase 200 mil vagas até 2020.
Já alguns profissionais apontam os cursos superiores como os grandes culpados por afastarem os jovens das instituições de nível superior, graças a uma defasada grade de estudos. Outros profissionais afirmam que não há nada de defasagem, pois, se você tem o fundamento, a base universitária você consegue se manter vivo na área de TI e é nisso que eu acredito, uma faculdade te da a base, ninguém saiu nem nunca vai sair pronto para o mercado de trabalho após uma faculdade, até porque como eu disse o mercado e muito dinâmico, o que vai dizer se você está pronto para o mercado e seu conhecimento, sua capacidade de assimilar as coisas, de correr atrás, aliás, correr na frente daquilo que você não sabe, buscar conhecimento, e assim temos que concordar que se você tem uma base fica mais fácil. Um outro diferencial são as certificações e é claro a fluência em algum outro idioma de preferência o inglês. Na verdade ter um certificado garante uma contratação, porém não garante evolução na carreira profissional, se você tem uma certificação e não tem formação superior, cria-se uma barreira para ingressar em uma grande empresa e por isso afirmo que no final das contas, dependendo de onde você quer chegar, uma se encaixa na outra, até por que um profissional graduado e com uma certificação, tem uma probabilidade maior do que outro que possua apenas uma das qualificações, de ganhar mais que na verdade é o que todo mundo busca, um salário que possibilite algum conforto futuro.
Toda essas exigências são bem recompensadas com bons salários. A remuneração média dos brasileiros hoje está em torno de R$ 1.000,00, já na área tecnologia gira em torno de 3.000.00 o que se pode chamar de um grande salário, isso para profissionais que acabam de ser formar, já para um mestrado ou um MBA os valores ultrapassam 8.000,00 e um diretor de uma empresa chega a ganhar 15.000,00 essa valorização e devida ao déficit de profissionais, estima-se que para este ano haja quase 100 mil vagas que terminarão em aberto e este numero só tende a aumentar.

0 comentários:

Postar um comentário

Banner 120x60 HumorCeego